AELO Online
Informativo Periódico
Ano IX Número 267
São Paulo, 10 de Novembro de 2009
Destaques desta edição
AELO faz balanço do ano em São Paulo
A Diretoria da AELO e o Conselho Consultivo promovem nesta quinta-feira, dia 10, às 16 horas, uma reunião para balanço da atuação da entidade em 2009 e as perspectivas para 2010, em nossa sede, em São Paulo. O encontro foi convocado pelo presidente da Diretoria, Flavio Amary, e pelo presidente do Conselho Consultivo, Luiz Eduardo de Oliveira Camargo, que também estiveram na última reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano, em 25 de novembro, no Secovi-SP. Desta vez, entre outros temas, Flavio Amary pretende relatar as recentes reuniões com os representantes regionais da AELO e debater sugestões por uma atuação ainda mais constante no Interior paulista.
Lair Krähenbühl e as moradias populares
O secretário estadual da Habitação e presidente da Companhia de
Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, fez um balanço das ações do governo no setor na Assembléia Legislativa de São Paulo. A apresentação aconteceu a convite da Comissão de Serviços e Obras Públicas e foi acompanhada por mais de 20 parlamentares e lideranças de entidades.
O secretário expôs as principais diretrizes que hoje norteiam as ações da Secretaria e da CDHU desde 2007. Segundo ele, a Habitação de Interesse Social ganhou uma nova perspectiva. “Habitação é mais que construir casas. É preciso pensar nas implicações sociais, urbanísticas e legais”, disse. Por isso, a atuação no setor assumiu um novo enfoque. Além da construção de novos imóveis, prioriza a regularização fundiária, a urbanização de favelas e a requalificação de áreas degradadas com foco, principalmente, nas regiões metropolitanas do Estado, onde há maior carência.
“Construir casas no Interior é mais simples, pois os terrenos são mais baratos e fáceis de encontrar. Mas é nos grandes centros urbanos que estão os maiores problemas. São famílias vivendo em área de risco ou de proteção de mananciais, locais irregulares, sem infraestrutura e com grande adensamento populacional”, explicou Lair Krähenbühl. Segundo ele, as três regiões metropolitanas – São Paulo, Campinas e Baixada Santista – respondem pela maior parte do déficit habitacional e da inadequação de moradias em odo o Estado. Alguns locais onde há intervenção da CDHU nessas regiões são: Jardim Pantanal, Paraisópolis e Favela Chácara Bela Vista (Capital), Favela México 70 (São Vicente), os bairros-cota na Serra do Mar (Cubatão) e o município de Hortolândia, na região de Campinas.
Jornal “AELO Informa” n.º 88 é distribuído
A edição número 88 do jornal impresso “AELO Informa”, referente a novembro e dezembro, já está impressa e será distribuída aos associados da AELO e demais leitores no início da próxima semana. O tema básico é o Interior paulista, que, desta vez, mereceu quatro páginas da publicação.