Boletim Online
Informativo Periódico
Ano XVI – N.º 641
São Paulo, 23 de Março de 2017
Destaques desta edição:
Reeleito, Caio faz relato e projeção
Na última quinta-feira, dia 16, Caio Carmona Cesar Portugal foi reeleito presidente da AELO para o biênio 2017/2019. A chapa única, Desenvolvimento Urbano Brasil, tendo como vice-presidente Elias Resnichenco Zitune, recebeu no pleito o apoio expressivo dos associados. Caio, bacharel em Direito pela PUC-SP e administrador de empresas pela FGV-SP, é também vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP. É diretor da empresa GP Desenvolvimento Urbano. Realizada a apuração e feita a homologação do resultado pela Comissão Eleitoral, o presidente fez um relato dos dois anos da gestão e também uma projeção a respeito de ações em defesa do parcelamento do solo que estão em andamento. Ao lado de Lair Krähenbühl e de Flavio Amary (foto), ele ressaltou que tudo tem sido feito num trabalho em equipe, com a participação de dirigentes da AELO e do Secovi-SP.
Este é o balanço da gestão. Caio relembrou que, principalmente nos dois últimos anos, o Brasil tem vivido a mais grave crise política, econômica e moral de sua história. O setor de parcelamento do solo também sofre um duro impacto, mas mantém a sagrada missão de produzir lotes, garantir moradias, gerar empregos e honrar impostos. Caio destacou o crescimento da entidade, que aumentou o número de associados em 2016 e que agora reúne empresas de 12 Estados. Ele fez questão de comentar a importância da parceria com o Secovi-SP e com outras entidades, além do sucesso do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), do qual é coordenador. Também salientou o fato de a AELO contar com veículos de comunicação eficazes, que mantêm os associados informados sobre o setor e que contribuem para difundir a entidade no mercado consumidor: o boletim semanal “AELO Online”, que hoje chega à 641.ª edição, e o jornal impresso “AELO Informa”, com a 105.ª edição circulando nesta semana.
“A luta é para trocar problemas por soluções”, disse Caio, mencionando a experiente equipe de trabalho alinhada com ele em 2015/2017: Claudio Bernardes, Lair Krähenbühl, Vicente C. Amadei, Ciro Scopel, Ronaldo Lucas Brani, Hubert Gebara, Mariângela Iamondi Machado, Solange Barbosa e advogados Luís Paulo Germanos e Marcos Saes. Estas são as ações:
AÇÕES PERENES
Oficina Cetesb: construção de procedimentos e revisão de resoluções.
Resultados: procedimentos para licença de operação, emissão das autorizações em conjunto com o certificado do Graprohab.
EM ANDAMENTO:
Revisão da Resolução n.º 31/2009, que regulamenta a supressão de vegetação e áreas permeáveis em loteamentos e condomínios edilícios; construção de procedimento para encerramento dos TCRAs, Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental; inserção da Fundação Florestal nos prazos do Graprohab; desvinculação da anuência do Ibama em processos de supressão de vegetação em estágio médio/avançado superior a 3,00 hectares; correção de exigências irregulares emitidas pelos técnicos da Cetesb.
GRAPROHAB: Acompanhamento semanal das reuniões do Graprohab (ver página 10 do jornal “Aelo Informa” edição 105 clicando aqui); construção de entendimentos com a Secretaria Estadual da Habitação de São Paulo e demais órgãos (DAEE, PGE, Emplasa, Sabesp).
GRUPO DE TRABALHO COM CARTÓRIOS DE REGISTRO DE IMÓVEIS:
Acompanhamento dos assuntos relativos a loteamentos.
NÚCLEO ESTRATÉGICO LEGISLATIVO (NEL)
Acompanhamento dos assuntos relativos a loteamento e ao meio ambiente.
Resultados: Inserção dos dispositivos no novo Código Florestal, Programa Estadual de Regularização Ambiental (suspenso por força de ADIN do Ministério Público Estadual), lei estadual de loteamento fechado (vetada integralmente pelo governador Geraldo Alckmin).
AÇÕES EM CURSO
A – LICENCIAMENTO:
Nova Lei de Licenciamento Ambiental (PL n.º 3.729/2004).
B – TAXAS:
Projeto de lei federal que regulariza a cobrança de taxas associativas (PLC n.º 109/2014 da Câmara dos Deputados), tendo como entidades parceiras Secovi-SP, AELO, Secovi-RJ e Abami.
C – DESBUROCRATIZAÇÃO:
1) Ações no Executivo Federal para revisão da Instrução Normativa (IN) 001/2015 do IPHAN, que torna obrigatória a arqueologia preventiva. Parceira com o SindusCon-SP e a Abrainc.
2) Marco Regulatório do Saneamento: revisão das obrigações dos empreendedores de loteamento na implementação dos sistemas de saneamento básico.
D – INSTITUCIONAL:
Participação em eventos das entidades parceiras: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT), Global Real Estate Brazil (GRI), Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci).
E – INTELIGÊNCIA DE MERCADO:
Construção do banco de dados de oferta de lotes urbanizados, em apoio ao Departamento de Economia do Secovi-SP.
F – DISTRATO, EQUAÇÃO DE DEVOLUÇÃO:
Construção de equação econométrica de devolução de parcelas pagas, a partir de trabalho em finalização com a consultoria Tendências.
Estratégia de ação para construção de norma legal específica, bem como de trabalho com o Poder Judiciário.
G – PLANO DE AÇÃO DE MÉDIO PRAZO:
Funding para o setor.
Nova lei federal de parcelamento do solo urbano.
Desenvolvimento de novos líderes para o setor de loteamentos (EGParsolo, Cursos de Loteamentos da Universidade Secovi, Programa de Qualificação Essencial, NE.
Diretores e conselheiros 2017/2019
Esta é a chapa completa, com a Diretoria e os membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal, eleita no dia 16 para o Biênio 2017/2019 na AELO:
Diretoria:
Presidente: Caio Carmona Cesar Portugal
Vice-Presidente: Elias Resnichenco Zitune
Diretor Administrativo Financeiro: Arthur Matarazzo Braga
Relações Institucionais: Jorgito Donadelli
Assuntos Regionais: Ângela Aparecida L. de Paiva Fernandes
Assuntos de Meio Ambiente: Ronaldo Lucas Brani
Conselho Consultivo:
Presidente:
Ciro Pereira Scopel
Membros Efetivos:
Flavio Augusto Ayres Amary
Antonio Augusto de Araújo Faria Guedes
Antonio Basile
Luiz Eduardo de Oliveira Camargo
Roland Philipp Malimpensa
Membros Suplentes:
Carlos De Gióia
Temístocles Maia Filho
Conselho Fiscal:
Membros Efetivos:
Paulo Roberto Velzi
Roberto Cavalotti Haddad
Ruth Carmona Cesar Portugal
Membros Suplentes:
Ceci Soares Krähenbühl Piccina
Jaques Zitune
Marcos Cesar Walter
O jovem Elias Resnichenco Zitune (na foto, ao lado de Caio), eleito vice-presidente da AELO, é bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Negócios Imobiliários pela Fundação Instituto de Administração. Elias (à esquerda na foto com Caio) participou da Diretoria da AELO nas três gestões anteriores. Ele atua há 12 anos na Zitune Empreendimentos Imobiliários. É da quarta geração de uma família de loteadores. Seu pai, Jaques Zitune, exerceu vários cargos na AELO desde a fundação e hoje é suplente do Conselho Fiscal.
Flavio Amary agora no Conselho
Flavio Amary, presidente da AELO de 2009 a 2011 e vice-presidente nos últimos seis anos, vem se destacando como presidente do Secovi-SP e continuará colaborando com nossa entidade, agora na condição de membro efetivo do Conselho Consultivo, cuja presidência permanece com Ciro Scopel. Apesar de sua movimentada agenda no Secovi-SP, Flavio fez questão de comparecer à eleição da AELO no dia 16, tendo acompanhado o balanço feito pelo presidente Caio Portugal.
Na foto, Caio e Flavio na eleição da AELO. Os dois estão sintonizados quanto à certeza de que o setor imobiliário vai ajudar o Brasil a superar a atual crise somente se mantiver o estilo de união entre entidades e empreendedores.
Jorgito: Interior reforça presença
O Interior paulista, que já estava presente na Diretoria da AELO por meio da diretora de Assuntos Regionais, Ângela Aparecida L. de Paiva Fernandes, do Vale do Paraíba, reforça sua presença no novo biênio com a chegada de Jorgito Donadelli, de Franca, para ser diretor Relações Institucionais.
Jorgito (na foto ao lado de Caio Portugal), é de uma família tradicional de empreendedores do setor de calçados e da área imobiliária na região de Franca, onde ele e seu pai, Jorge Donadelli, mantêm expressivo papel de liderança. Nas reuniões do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), em São Paulo, Jorgito tem estabelecido contatos com associados do Interior paulista e também de outros Estados.
Eficiência da Comissão Eleitoral
As eleições de 16 de março na AELO foram coordenadas pela Comissão Eleitoral: advogados Luís Paulo Germanos, Carlos Eduardo de Castro Souza, Renata Mathias de Castro Neves e Zildete Medeiros, do Conselho Jurídico, e Ceci Soares Krähenbühl Piccina, do Conselho Fiscal.
Nesta foto da apuração, aparecem os doutores Carlos, Luís Paulo e Renata, além de Caio Portugal, e também as secretárias Conceição Cavalcanti e Juliana Alvarenga (à direita), que colaboraram no pleito administrativamente. O presidente Caio elogiou a Comissão pela eficiência demonstrada nesse evento democrático.
Entidades lançam mobilização pelo País
Presidentes de mais de 20 entidades representativas da indústria, comércio e serviços tiveram uma reunião histórica em 14 de março, na sede do Secovi-SP, em que definiram a criação da Frente Brasil Melhor (FBM). O presidente da AELO, Caio Portugal esteve lá, representando nossa entidade. O fotógrafo Calão Tafner Jorge registrou a reunião.
Por consenso, os dirigentes deliberaram sobre a necessidade de tornar público seu posicionamento sobre questões cruciais para o futuro e a estabilidade da Nação, dentre elas a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista, sem as quais o País não terá como trilhar o caminho do desenvolvimento sustentado, com geração de emprego e renda.
A Frente terá caráter permanente, com reuniões periódicas em São Paulo e outras localidades, especialmente Brasília (DF), palco das decisões que definem o futuro de todos os brasileiros.
No início de abril, integrantes da mobilização reúnem-se em Brasília, ocasião em que pretendem dialogar com parlamentares sobre a votação das duas reformas.
Esta é apenas a primeira de uma série de ações, cujo objetivo é especificamente apoiar o Brasil e os brasileiros. Com esse propósito, a expectativa é a de que outras entidades, dos mais diferentes universos, passem a integrar o movimento, cuja pauta incluirá outros temas de inegável interesse da sociedade.
Confira, a seguir, os presidentes das instituições que participaram da reunião de instalação da FBM, realizada na sede do Secovi-SP (capital paulista), por iniciativa de seu presidente, Flavio Amary.
Estes dirigentes participaram do encontro (foto):
Abram Szajman (Fecomercio)
Alencar Burti (ACSP – representado por Antonio Carlos Pela)
Alexandre Tirelli (Sciesp)
Caio Portugal (Aelo)
Camil Eid (Instituto de Engenharia)
Flavio Amary (Secovi-SP)
Glauco Cezar Humai (Abrasce – representado por Juliana Fardini)
Gilberto Belleza (CAU/SP)
Gilberto Duarte Abreu Filho (Abecip)
João Teodoro (Cofeci-Creci)
Joaquim Ribeiro (Fenaci)
José Carlos Martins (CBIC)
José Roberto Bernasconi (Sinaenco)
José Romeu Ferraz (SindusCon-SP)
Luciano Amadio Filho (Apeop)
Luiz Felipe Cavalcante (Adit)
Miriam Addor (AsBea)
Nabil Sahyoun (Alshop)
Paulo Skaf (Fiesp – representado por Newton Cavalieri)
Rodrigo Luna (Fiabci/Brasil)
Jornal “AELO Informa” n.º 105 chegou
O jornal impresso “AELO Informa”, que vinha circulando com 12 páginas nos últimos anos, foi ampliado e chega agora aos leitores com 16 páginas. O crescimento é motivado pelo grande volume de informações em torno da AELO e da atividade de parcelamento do solo, assim como pelo interesse crescente das empresas em anunciar nesse jornal.
A edição n.º 105 do “AELO Informa” (foto) focaliza vários temas, entre os quais a reeleição de Caio Portugal, um balanço do presidente, o recorde de participantes em reuniões do Comitê de Desenvolvimento Urbano, o 36.º aniversário da AELO, um artigo sobre assunto polêmico de Goiás, as atividades de loteadores no Triângulo Mineiro, a homenagem ao Conselho Jurídico, números do Graprohab, cursos do professor Vicente C. Amadei e a homenagem a Luiz Carlos Pereira de Almeida, da Sobloco, focalizado na seção “No Alto do Pódio”. O tradicional concurso do jornal mudou o estilo e lança “Crie uma frase para Barcelona”.
Vale a pena conferir a edição. Para as empresas que pretendem anunciar na edição número 106 e buscam informações, aqui estão os contatos: Agência MRichards Criatividade, Inteligência e Marketing, telefone (11) 4616-1394 ou contato@mrichards.com.br ou alessandra@mrichards.com.br e AELO, telefone (11) 3289-1788 ou secretaria@aelo.com.br.