Boletim Online
Informativo Periódico
Ano XVII – N.º 663
São Paulo, 24 de Agosto de 2017
Destaques desta edição:
Convenção Secovi terá loteamentos
A Convenção Secovi 2017, que começa no próximo sábado, dia 26, terá abertura solene às 10 horas de segunda-feira, dia 28, seguida de painéis, palestras e minicursos, completando-se na terça-feira, dia 29. O tema central deste ano é “Virando a Página”, mostrando que o setor imobiliário faz sua parte na tentativa do Brasil de superar a crise política e econômica. O propósito, de acordo com o presidente do Secovi-SP, Flavio Amary, presidente da AELO de 2009 a 2011, é mostrar as perspectivas para as condições que podem dar ao mercado imobiliário a oportunidade da retomada do crescimento. Os palestrantes, todos de grande experiência, são especialistas nacionais e internacionais.
O professor Vicente C. Amadei foi à reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) na última segunda-feira, dia 21, e aproveitou para reforçar o convite feito por Flavio Amary e pelo presidente da AELO, Caio Portugal, a respeito da importância de os empreendedores se inscreverem na Convenção Secovi. A programação, como ressaltou Caio, apresenta vários itens de interesse dos associados da AELO, entre os quais o painel de terça-feira, às 14h30, “Desafios na retomada da demanda de lotes urbanizados”, seguido de um pinga-fogo sobre loteamentos semelhante ao de 2016, que foi conduzido pelo atual vice-presidente da AELO, Elias Zitune, e pelo professor Vicente C. Amadei, um tempo para tirar dúvidas sobre os temas. (Na foto, o pinga-fogo do ano passado, com Amadei à tribuna, na extrema direita; os dez especialistas, sentados ao fundo, e Elias, na extrema esquerda da mesa em primeiro plano). Entre outros destaques da Convenção Secovi 2017, estão os painéis sobre distratos e sobre o mercado imobiliário no Interior, também de interesse dos loteadores.
Esta é a programação completa da Convenção Secovi 2017:
PAINÉIS
26 de agosto (sábado)
– Visita técnica
– Painéis para condomínios
– Modernização da legislação trabalhista: impactos e benefícios na área condominial
– Chegou a hora de modernizar seu condomínio? Entenda por que o retrofit pode ser uma solução
28 de agosto (segunda-feira)
10h00 – Abertura solene
10h30 – Perspectivas econômicas: por que acreditar na virada
12h30 – Como esta sua relação com o consumidor?
14h30 – Fórum Urbanístico: DOT – Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte de Massa (TOD) – Oportunidades de Transformação Urbana pelo Mercado Imobiliário
14h30 – Distratos x Contratos: o justo e o legal
17h00 – Mercado imobiliário e economia criativa
29 de agosto (terça-feira)
10h00 – Panorama do mercado e atual momento econômico
10h00 – Tendências internacionais no Asset Management
12h15 – O que faz a diferença no mercado de imóveis do interior
14h30 – Painel Internacional: Os tempos modernos do mercado imobiliário
14h30 – Desafios na retomada da demanda de lotes urbanizados e pinga-fogo sobre loteamentos
17h00 – O que as pessoas querem?
*Durante o evento será servido almoço (brunch) aos participantes na área de exposições.
MINICURSOS
28 de agosto (segunda-feira)
9h – Transformação e mudanças – marca contemporânea: uma entidade mais forte e mais frágil
9h – Movimente seus negócios: novidades e tendências no mercado de locações
9h – Ser digital é pensar no consumidor
29 de agosto (terça-feira)
9h – Apps para o mercado imobiliário
9h – Como potencializar negócios imobiliários para empresas e corretores
9h – Técnicas de vendas para o mercado imobiliário com PNL – Programação Neurolinguística Aplicada
13h15 – Gás natural – uma energia que transforma
15h – Inteligência artificial e o mercado imobiliário
16h – Gerenciamento de projetos – indispensável em tempos de crise
Investimento:
Inscrições e mais informações: http://convencaosecovi.com.br/
Local: Sede do Secovi-SP, Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo.
CDU expõe questões sobre o Produlote
O Produlote, programa de financiamento da Caixa Econômica Federal para loteadores, uma das grandes conquistas do nosso setor, que o presidente Michel Temer anunciou no Secovi-SP em 8 de agosto, movimentou grande parte da reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), na segunda-feira, dia 21. Por ter sido uma pauta carregada de temas importantes, o coordenador do CDU, Caio Portugal, também presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP, optou por iniciar mais cedo o encontro, que acabou se prolongando por três horas e meia. Com isso, o grande plenário, no primeiro andar do Secovi-SP, que atingiu o número recorde de pouco mais de 120 participantes, teve a chance de expor suas dúvidas diretamente ao representante da Caixa, Jaime Daniel da Silva, Gerente Nacional de Habitação de Mercado PJ, que veio de Brasília especialmente para o evento. A delegação da Caixa esteve integrada também Rosane Vieira Cadete Meneguzzo, Gerente de Clientes e Negócios S.E. e mais oito executivos.
Jaime e Rosane compuseram a mesa dos trabalhos, a convite de Caio Portugal, sentando-se na extremidade direita. A foto mostra o momento da pergunta do ex-presidente do Secovi-SP Claudio Bernardes (ao microfone) a Jaime Daniel da Silva, que, por sua vez, consulta o projeto do Produlote para em seguida, fornecer a resposta. A mesa também esteve formada, da esquerda para a direita, por Lair Krähenbühl, coordenador do Núcleo Estratégico Legislativo do Secovi-SP, ex-secretário da Habitação do Estado de São Paulo e ex-secretário da Habitação do Município de São Paulo; Ciro Scopel, presidente do Conselho Consultivo da AELO; Flavio Amary, presidente do Secovi-SP; Caio Portugal (de pé); Vicente C. Amadei e, em seguida, Jaime e Rosane.
Em sua explanação, reforçada por dados ao power point projetados nas telas do plenário, Jaime Daniel apresentou detalhes do Produlote ainda desconhecidos por parte dos empreendedores, despertando a curiosidade por várias explicações, como o sistema de financiamento para a produção de lotes e as garantias a serem dadas por quem busca esse recurso. Além de Claudio Bernardes, vários outros fizeram perguntas, como o próprio presidente da AELO, Caio Portugal, e o diretor Administrativo e Financeiro da AELO, Arthur Matarazzo Braga, diretor da empresa Lote 5. O representante da Caixa disse que o programa, cuja essência foi publicada no Boletim “AELO Online” da semana passada, deverá ser aprimorado nos próximos meses. Ao final dos debates sobre esse item da pauta, Caio agradeceu a Jaime Daniel e comentou que a presença da delegação na Caixa foi positiva, uma vez que o contato, no CDU, ocorreu diante de alguns dos principais empreendedores do País.
Caixa divulga o link das explicações
O conteúdo da apresentação de Jaime Daniel da Silva, da Caixa Econômica Federal, na reunião do CDU de 21 de agosto, pode ser acessado no seguinte link:
http://www.caixa.gov.br/empresa/produlote/Paginas/default.aspx
A Caixa ficou de permanecer em contato com o Secovi-SP e a AELO para que novas etapas do programa Produlote sejam avaliadas pelas entidades.
Outros temas, num plenário lotado
Após o Produlote, item número 1 da pauta do CDU, foram focalizados vários outros temas:
2) Febre maculosa, como prevenir a doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim e que afeta seres humanos – Apresentação por representantes da SUCEN, órgão da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e do Departamento de Fauna (DEFAU), da Secretaria do Meio Ambiente. Os especialistas explicaram os riscos de a doença surgir em empreendimentos imobiliários com lagos, onde podem proliferar capivaras, animal roedor hospedeiro do carrapato. Os detalhes deste item serão mostrados no “AELO Online” da próxima semana.
3) Resolução n.º 72/2017, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que substituiu a Resolução SMA/2009. Caio Portugal apresentou um balanço desta conquista assegurada pela AELO e pelo Secovi-SP em julho, após oito anos de lutas contra as distorções da resolução anterior.
4) Lei n.º 13.465/17, Regularização Fundiária Rural e Urbana – Artigos de interesse do Setor de Loteamentos (loteamento fechado, condomínio de lotes, transferência de IPTU para o comprador, associação de loteamento) – Apresentação por parte de Caio Portugal e Vicente C. Amadei. O tema é focalizado no jornal impresso “AELO Informa”, edição n.º 106, que circulará em setembro.
5) Outros assuntos:
a) CETESB – Compensação de supressão de vegetação – Programa nascentes –
Apresentação por Caio Portugal.
b) Divulgação de cursos e eventos pelo professor Vicente C. Amadei:
– Curso de Gestão de Atividades Específicas de Loteamentos, iniciado em 14 de agosto, com duração até 22 de novembro, tendo vagas disponíveis para módulos específicos (ver detalhes no final deste boletim)
– Convenção Secovi 2017, de 26 a 29 de agosto, com o Painel de Desenvolvimento Urbano e o pinga fogo na tarde do dia 29, terça-feira (ver abertura deste boletim).
O plenário esteve lotado (foto), numa das mais movimentadas reuniões do CDU desde sua criação, há 17 anos.
A presença da AELO no Interior de SP
Por parte da AELO, além dos presidentes da Diretoria, Caio Portugal, e do Conselho Consultivo, Ciro Scopel, também compareceram à reunião do CDU os diretores Jorgito Donadelli, de Relações Institucionais, e Ângela Aparecida de Paiva Fernandes, de Assuntos Regionais (foto). Ambos são representantes regionais da entidade – Jorgito na região de Franca e Ângela, no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
O sucesso da AELO e do CDU faz com que várias empresas do Interior de São Paulo mostrem interesse em se tornar associadas de nossa entidade, conforme explicaram Jorgito e Ângela. Esse recente encontro do CDU atraiu dezenas de empreendedores de Sorocaba, Campinas, Limeira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Piracicaba, Holambra e outras cidades.
Mariângela revê os amigos do Vale
Ângela Aparecida de Paiva Fernandes, diretora de Assuntos Regionais da AELO, entusiasmada com a qualidade dos debates no CDU, desta vez levou à reunião uma autêntica delegação do Vale do Paraíba. Ela é diretora da Urbavale, empresa criada pelo seu pai, o saudoso Juarez Paiva, um dos pioneiros na modernização de loteamentos em São José dos Campos. Ângela aparece nesta foto ao lado de Mariângela Iamondi Machado, do Secovi-SP, responsável pelo setor de Associações em Loteamentos Fechados, que reviu os amigos do Vale e trocou ideias antes dos debates da pauta.
Na foto, da esquerda para a direita: Mariângela, Ângela e, em seguida, Renan Fernandes (enteado de Ângela), Francisco Paiva (irmão de Ângela) e Mateus Paiva (filho de Francisco). De acordo com Ângela Paiva Fernandes, prefeitos e empreendedores de Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos e outras cidades do Vale mostram interesse pelos cursos de parcelamento do solo coordenados pelo professor Vicente C. Amadei na Universidade Secovi e pelas notícias em torno da AELO e do Secovi-SP.
Luiz Augusto Pereira de Almeida
O diretor de marketing da empresa Sobloco Construtora S.A. Luiz Augusto Pereira de Almeida, acompanhou a reunião do CDU, ao lado de outros empreendedores. A Sobloco, associada da AELO, liderada pelo ex-presidente da FIABCI Luiz Carlos Pereira de Almeida, é a companhia responsável pela implantação da Riviera de São Lourenço em Bertioga, Litoral Norte de São Paulo, o mais premiado empreendimento urbanístico do Brasil.
Luiz Augusto (à esquerda na foto), conversou com o presidente da AELO TAP, Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Eduardo Ferreira (na extrema direita). A AELO TAP foi fundada em novembro de 2015 e filiou-se à AELO em 2016.
Associados de Presidente Prudente
Rodrigo Teixeira e Lucas Krasucki, da Ícone Urbanizadora, de Presidente Prudente, novos associados da AELO, compareceram ao CDU pela primeira vez (foto), na reunião de segunda-feira, sentando-se ao lado de Jorgito Donadelli, diretor de Relações Institucionais de nossa entidade. Eles acompanharam os debates e se impressionaram com a presença de empreendedores de todas as regiões do Interior paulista.
Menos de um mês depois de a AELO ter admitido quatro novos associados, o quadro associativo voltou a se expandir, na semana passada, com a adesão de mais quatro empresas: duas do Estado de São Paulo, uma de Minas Gerais e uma do Paraná. São estas: Artesano Urbanismo Ltda., do município de Barueri, na região metropolitana de São Paulo; Remac Empreendimentos Imobiliários Ltda., na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, Interior paulista; Gran Viver Urbanismo S.A., de Belo Horizonte, e RR Padrão Imóveis Ponta Grossa e Empreendimentos, de Maringá, no Norte do Paraná.
Curso de loteamentos reserva módulos
O curso de “Gestão de atividades específicas de Loteamentos 2017” começou dia 14, na Universidade Secovi, mas decidiu oferecer uma oportunidade para os que gostariam de participar apenas de alguns dos sete módulos específicos incluídos no programa, de acordo com o coordenador, professor Vicente C. Amadei. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 9 às 12h30, até 22 de novembro, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, a meia quadra da Avenida Paulista, junto à estação Brigadeiro do Metrô.
A Universidade Secovi informa que os interessados residentes em São Paulo, em qualquer cidade do Brasil e de países que falam o idioma português poderão cursar os módulos, pela internet, recebendo transmissão simultânea das aulas presenciais, com gravação disponível por dois dias.
Os participantes serão inclusive informados e orientados sobre recentes mudanças no setor, como dos dispositivos da nova Resolução SMA/SP 72/2017, e da Lei nº 13.465, de 11/7/2017, que define as modalidades de “loteamento fechado, condomínio de lotes, associações de administração de loteamentos, e transferência do IPTU para o comprador de contrato quitado apenas com a averbação da quitação na matrícula imobiliária”.
O curso é recomendado pelo presidente da AELO, Caio Portugal, assim como pelos diretores Jorgito Donadelli, de Relações Institucionais, e Ângela Paiva, de Assuntos Regionais, e pelo presidente do Conselho Consultivo, Ciro Scopel.
As inscrições podem ser feitas até o início de cada módulo.
Pagamento em até 8 vezes no cartão de crédito.
Associados da AELO terão desconto no valor da inscrição.
Mais informações e inscrições: (11) 5591-1306 | universidade@secovi.com.br