AELO Online
Informativo Periódico
Ano XIV Número 487
São Paulo, 27 de Fevereiro de 2014
CDU destaca o diálogo
O Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU), criado há 14 anos, simboliza o diálogo entre entidades que defendem o parcelamento do solo. Integrado pela AELO, Secovi-SP e SindusCon-SP, o CDU tem sido o ambiente adequado para a troca de ideias e de informações entre empreendedores de várias regiões do Estado de São Paulo e do País, como demonstrou em sua mais recente reunião, terça-feira, dia 18, na sede do Secovi-SP. Sob a coordenação de Caio Portugal, presidente da AELO e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano do Secovi-SP, o Comitê debateu vários temas importantes para o setor, entre os quais o sucesso das oficinas desenvolvidas nos últimos meses entre a AELO, o Secovi-SP, o Graprohab e a Cetesb, no sentido de se buscar fórmulas mais ágeis para a aprovação de empreendimentos diante de exigências do âmbito ambiental. Caio explicou que, depois das oficinas do ano passado, foi realizada mais uma em 2014 e está prevista outra para amanhã, dia 21. Ele relatou que já se chegou a um consenso quanto ao trâmite de cada projeto de loteamento de finalidade não social, conforme os detalhes apresentados na edição n.º 97 do jornal “AELO Informa”. Caio contou que o sistema deve vigorar já neste mês e que, assim, cabe aos empreendedores verificar se as novas normas já estão sendo colocadas em prática e informar suas experiências ao próprio Comitê. Outros temas: a atualização do Manual do Graprohab, as formas de pagamento das empresas de parcelamento do solo aos corretores de imóveis e a evolução das negociações para que a Caixa Econômica Federal venha a favorecer a abertura de crédito a compradores de lotes. Na condução dos trabalhos da reunião do CDU, Caio teve ao seu lado o presidente do Conselho Consultivo da AELO e vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi, Ciro Scopel, e o professor Vicente Amadei, que relembrou a programação do Curso de Desenvolvimento e Aprovação de Projetos de Parcelamento do Solo Urbano, da Universidade Secovi, com apoio da AELO, a ser iniciado em 7 de abril, com encerramento previsto para 30 de julho.
O empreendedor Lair Krähenbühl, ex-secretário estadual da Habitação e ex-secretário municipal da Habitação de São Paulo, com um histórico de trabalho em defesa da AELO e do Secovi-SP, participou da reunião tendo sido saudado por Caio Portugal e pelos participantes do encontro. A sala esteve lotada, com a presença de vários diretores e conselheiros da AELO e do Secovi-SP, além de representantes regionais e de visitantes de Goiânia e vários empreendedores paulistas.
AELO completa 33 anos na Segunda-feira
Na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014, a AELO completa 33 anos de história: foi fundada em 1981, em São Paulo, vem levando adiante o propósito de unir as empresas loteadoras e de desenvolvimento urbano, defendendo a existência de normas justas e segurança jurídica para os empreendedores, sempre buscando preservar também o meio ambiente e os direitos dos consumidores. O atual presidente, Caio Carmona Cesar Portugal, eleito em março de 2011 e reeleito em abril de 2013, destaca o papel da associação no sentido de unir os empreendedores, numa parceria com várias outras entidades, somando vitórias por meio do diálogo.
Palestra sobre Desenvolvimento Urbano
O vice-presidente da AELO e vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Flavio Amary, estará hoje, quinta-feira, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), na Rua Alagoas 903, bairro de Higienópolis, em São Paulo, para fazer uma palestra sobre “Panorama de Mercado do Desenvolvimento Urbano”. Será às 19h30, no Curso de Negócios Imobiliários da Faap. Na ocasião, Flavio Amary fará um balanço do setor imobiliário do País e da qualidade das cidades, com base em sua experiência de empreendedor e de dirigente de entidades.
AELO: (11) 3289-1788 www.aelo.com.br